+55 51 3600.7890 Seg-Sex: 09:00 - 17:00

Bem-vindo ao site do
Museu Municipal Agostinho Martha

O Museu Municipal Agostinho Martha foi criado pela Lei municipal nº 1217 de 30 de julho de 1974. Foi inicialmente organizado pelo pesquisador gravataiense, Jorge Rosa, através de Decreto Municipal nº1167 de 10 de julho de 1981, que também designou o nome Agostinho Martha, em homenagem ao conhecido pesquisador também gravataiense. Foi inaugurado extraoficialmente na rua Dr. Luís Bastos do Prado. Posteriormente, foi adquirido pelo município, um sobrado em estilo colonial português construído aproximadamente em 1860, onde foi instalado, definitivamente, em 6 de setembro de 1975, localizado na rua Nossa Senhora dos Anjos, 547, fundos da Escola Dom Feliciano. Atualmente, o prédio encontra-se em fase de restauração e o museu passou a funcionar em sede provisória, na rua Dr. José Loureiro da Silva,1360 no horário das 9h às 17h sem fechar a o meio dia.

O Museu se subdivide em três setores interligados que compreendem o próprio Museu Municipal Agostinho Martha, o Arquivo histórico Antônio Soares da Fonseca e o de Patrimônio Histórico. O acervo é composto de peças que contam a história do município, desde o período colonial até os dias de hoje.

Entre suas principais atividades estão exposições temáticas de acordo com datas históricas, Municipais, Estaduais e Nacionais, que ficam em períodos de 20 a 30 dias abertas ao público em geral. Um dos principais projetos realizados pelo Museu é o circuito cultural, atividade direcionada a estudantes, que conta com visita guiada pelo Museu e pontos históricos da cidade, onde um professor conta a história do município a partir da chegada dos Índios Guarani, por meio do acervo exposto no Museu, seguindo em caminhada pelos pontos históricos centrais como a Fonte do Forno, Igreja Matriz, Praça dom Feliciano, Prefeitura e casa dos Açores.

Estratégia

Nossa Estratégia

MISSÃO

Nossa Missão

Ulamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Et consectetur ducimus vero placeat

VISÃO

Nossa Visão

Dolorem est fugiat occaecati voluptate velit esse. Dicta veritatis dolor quod et vel dire leno para dest

VALORES

Nossos Valores

Molestiae officiis omnis illo asperiores. Aut doloribus vitae sunt debitis quo vel nam quis

Patrimônio Histórico

Patrimônio Histórico

O Patrimônio Histórico funciona como um setor do Museu Municipal Agostinho Martha, com a missão de identificar, catalogar, inventariar e encaminhar para tombamento as Edificações históricas da cidade. O setor de Patrimônio se divide em três áreas: patrimônio imaterial, patrimônio ambiental e patrimônio edificado. O patrimônio imaterial abrange a cultura popular como a Festa da Padroeira, Festa do Divino e o Terno de Reis. O patrimônio ambiental é representado pelo Morro Itacolomi e o Rio Gravataí. Já como patrimônio edificado contamos com seis monumentos históricos tombados por decreto que são o sobrado do Museu Municipal, prédio da Prefeitura Municipal, Casarão dos Fonseca (prédio da CAERGS), Casarão dos Bina, Fonte do Forno e Atafona do Xará.

Tombada pelo decreto nº 7.048, de 21 de Julho de 2005, a Fonte do Forno constitui excepcional valor arqueológico e etnográfico, tornando-se importante ponto histórico e turístico para a cidade. Clique na foto para ler mais.

forno

Forno

A bacia hidrográfica do Rio Gravataí pertence à Região Hidrográfica do Guaíba, composta por nove municípios (Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, Glorinha, Taquara e Santo Antônio da Patrulha) em uma área de 2.020 km². Clique na foto para ler mais.

rio

Rio Gravataí

O Morro Itacolomi é uma formação rochosa de arenito recoberto de densa mata, que abriga rica fauna típica da Mata Atlântica brasileira. Clique na foto para ler mais.

morro

Morro Itacolomi

O folclore sul rio-grandense é bastante rico, principalmente as tradições herdadas dos portugueses, sobretudo de caráter religioso. Clique na foto para ler mais.

terno

Terno de Reis